domingo, 29 de setembro de 2019

RAZER VIPER - Análise



RAZER VIPER


Análise





O Razer Viper apresenta-se no mercado com o objetivo de ser o melhor rato da Razer, talvez o melhor rato eSports do mercado. Vamos lá ver se consegue.

Com um preço a rondar os 90 euros, este Razer Viper pode ser considerado caro, talvez uns 10 ou 20 euros mais caro do que a concorrência de topo, mas os seus trunfos são fáceis de se identificar.

em primeiro lugar temos um rato verdadeiramente ambidextro, algo que a Razer por vezes faz, mas que nem todas as marcas fazem. Quando digo que é um verdadeiro ambidextro, é porque não preciso de mudar botões de um lado para o outro, e tudo é simétrico. 

Ao contrario da grande maioria dos ratos gaming, este é um rato simples, leve, sem exageros, sem funcionalidades e botões que aumentam o peso e tamanho do rato. Este aspeto, obviamente também o pode tornar mais caro, mas também é verdade que aqui temos muito menos do que noutros ratos cheios de botões. A questão é ver o que realmente precisamos.

Sendo um rato totalmente focado em esports, pensado para profissionais ou para quem quer aumentar a sua performance, alguns aspetos normais em gaming não estão aqui presentes. Nao esperem um rato bonito que faça grande ambiente de luz, com design futurista. Nada disso. O Razer Viper é um rato mais pequeno do que o normal, apesar de não o suficiente para ser um problema para quem tenha mãos grandes, mas é capaz de ajudar bastante pessoas com mãos pequenas, principalmente crianças.

Com dois botões principais opto-mechanical switches da Razer, o viper tem ainda dois botões laterais posicionados no mesmo sítio, para tornar o rato ambidextro. No meio temos o scroll, um pouco lento para o meu gosto, com boa borracha, mas sem nenhuma funcionalidade extra, o que não agradará a todos.

O controlador de DPIs está no fim do rato, sendo quase impossível ser tocado sem querer durante um jogo, algo muito apreciado por jogadores profissionais onde um erro desses poderia ser fatal.

A textura aborrachada é fantástica, o rato não foge minimamente, e apesar de todo ele ser em plástico, não o torna mais frágil, algo que me surpreendeu. Em termos de luzes, é um rato tão simples que nem parece gaming. Se passarem por ele numa loja, não vão olhar com grande entusiasmo se gostarem de luz e cores. Este tem apenas uma luz no logo da Razer, sendo que, como sempre, podem alterar a intensidade e cores como quiserem com o software da Razer.

Olhando agora para a performance, com um sensor de 16000 dpi, temos claramente um rato bastante sensível, e que para um uso normal não precisa de tanta sensibilidade. Mas, uma vez mais, focado nos esports, se quiserem accuracy de topo, ele oferece, principalmente para shooters.

Como os botões são acionados por laser, tudo é mais rápido. Num botão normal, existe um software presente em todos os ratos que impede um novo clique extremamente rápido porque pode ser apenas o botão a baloiçar. Aqui estamos a fazer de um rato para profissionais. Não existe este pequeno delay, o que torna cada clique brutalmente rápido.

Globalmente este é um rato de topo. Talvez o melhor rato de sempre para eSports, principalmente para shooters. Claro que a tecnologia está sempre a avançar, e a Razer ou a Logitech vão continuar a melhorar, mas para já nada bate isto se o que procuram é performance e conforto.


Sem comentários:

Enviar um comentário