sexta-feira, 6 de outubro de 2017

PROJECT CARS 2 - Análise

Editora: Bandai Namco

Consola:
  • PlayStation 4 Pro
  • Razer Raiju Controller
  • Razer Leviathan Sound System

PC:
  • Keyboard Razer Epic Chroma
  • Mouse Razer Naga Epic Chroma
  • Monitor AOC U3277PWQU

Mobile:
  • LAIQ Glow



Num ano que promete vários jogos de corridas com grande qualidade, Project CARS 2 quer demonstrar que não tem rival! Depois de um primeiro jogo que surpreendeu, será este o grande Rei da condução?

Foi já nesta geração de consolas que um simulador de corridas apareceu com um nome que se tornaria famoso no meio dos gigantes que dominavam o setor. Project CARS apareceu e a surpresa foi enorme. Estávamos perante um grande jogo. Agora, com maior orçamento e grandes ambições, Project CARS 2 chegou e tenta ser o melhor do mercado. Será que consegue?

O que salta de imediato à vista são os gráficos. Project CARS 2 está fantástico, com pistas cheias de vida, cor e bons efeitos de luz e sombras. Sem quebras, mesmo nas corridas com vários adversários, Project CARS 2 está muito bem na PS4 e deslumbra ainda mais na PS4 Pro, onde os 4K estão muito bem conseguidos e consistentes. As pistas e carros estão muito bons em todos os sentidos, principalmente nos detalhes e na vida que apresentam. No entanto o destaque irá sempre para a meteorologia, que apresenta uma dinâmica fantástica. Ver os vários efeitos climatéricos é um dos melhores momentos deste jogo, quer seja a nevar, a chover ou num belo pôr do sol. Tudo isto de forma dinâmica e capaz de nos surpreender e obrigar a mudar de estratégia, e muitas vezes de pneus.



Com toda esta capacidade gráfica, o ambiente criado está capaz de nos levar a grandes momentos de adrenalina, principalmente porque perante uma forte chuvada, os gráficos consegue recriar as dificuldades que teríamos na realidade. De uma forma geral, estes estão claramente, entre os melhores efeitos climatéricos que já vimos.

No entanto, o ambiente na pista não poderia estar completa sem um bom conjunto de efeitos sonoros e aqui Project CARS 2 brilha como nenhum outro. É bastante provável que nenhum outro jogo de condução tenha conseguido recriar os efeitos sonoros que motores, pneus e meteorologia aqui apresentam. Coloquem o vosso sistema de som a funcionar e preparem-se para sentirem o poder de alguns motores destes carros. Quase perfeito.


Depois vem o que é mais importante: a jogabilidade, e, tal como se esperava, Project CARS 2 demonstra uma qualidade que poucos podem alcançar. A resposta dos carros está quase perfeita. Sente-se as reações do carro, o atrito do vento e das pistas, existindo todo um feedback feito pelo jogo a todas as nossas ações. Claro que em relação a tudo o que acontece dentro de pista, existem algumas falhas, como por exemplo a inteligência artificial que por vezes apresenta falhas. Todavia, não é algo que aconteça vezes suficientes para ser uma falha grave no jogo.

Para além disso, Project CARS 2 melhora nos modos de jogo, mas sem que seja uma melhoria significativa. Contudo, o destaque vai para o modo carreira e para o modo de criação em que poderemos usar e abusar de tudo o que o jogo nos pode oferecer. Escolham uma pista nas montanhas com um pôr do sol e quererão parar a meio para verem os cenários. Escolham uma pista no deserto com neve a cair. É um mundo de possibilidades.



Claro que o modo carreira é o local onde iremos estar mais horas na parte offline. Com umas ajudas para que a afinação do nosso carro seja feita de forma mais imediata e intuitiva, caberá a nós toda a estratégia dentro de pista, com destaque para formas de abordar o clima e a afinação para melhorar a performance do carro. Apesar de muito neste jogo ser para nos ajudar, o desafio está em retirarmos, lentamente, as ajudas que temos, e com isso começarmos a ter uma condução cada vez mais real. O resultado final é um desafio brutal que vos levará a treinar e treinar em busca da perfeição.

Project CARS 2 não é um jogo perfeito, mas está perto. Os seus defeitos são fáceis de se perceber mas não têm peso suficiente para lhe retirar a enorme qualidade que tem em tudo o que faz dentro das pistas. Forza e Gran Turismo têm de ficar atentos, porque Project CARS 2 elevou a fasquia.

Jogabilidade - 90
Gráficos - 91
Som - 96
NOTA FINAL - 92



Luís Pinto

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Mesmo. Tenho algumas dúvidas que o GT consiga ser globalmente melhor do que este, mas vamos ver.

      Eliminar