segunda-feira, 24 de junho de 2019

Crash Team Racing Nitro-Fueled - Análise



Crash Team Racing Nitro-Fueled - Análise




Crash Team Racing existe há umas duas décadas e apesar de ter bons jogos, sempre viveu um bocado na sombra do Super Mario Karts. A criatividade dos jogos do Super Mario é inegável mas o nosso Crash Bandicoot sempre conseguiu algum espaço, sendo a grande referência deste género de jogos na Playstation.

Este Crash começa logo a abrir, sem grandes tutoriais, sem explicar muito mas ficamos a perceber, tal como se esperava, que temos umas corridas para fazer, se ganharmos vamos ganhando pontos, troféus e chaves para abrir as corridas seguintes.

Algumas corridas são muito divertidas, algumas são frustrantes, mas na esmagadora maioria do tempo a diversão está garantida.

Começando pela parte visual, é exatamente o que se esperava. Muita cor, luzes, sombras, tudo num estilo muito Crash Bandicoot. A isso juntam-se muitas e muitas possibilidades de alterarmos visualmente o nosso carro, mas o destaque vai mesmo para a diversidade das 31 corridas que temos pela frente, pelas armadilhas que apresentam e que se fundem muito bem com uma inteligência artificial agressiva e competente, que me espantou.

Na jogabilidade tentei nas primeiras horas ver até que ponto este é um jogo dependente dos drifts do carro para ganharmos velocidade, e a verdade é que sem o deslizar, não chegamos lá. Temos de saber deslizar nos momentos certos e de acionar os turbos nos momentos certos para conseguirmos até 3 turbos de seguida. O jogo é bastante rápido, mais rápido do que a concorrência de jogos de karts e nas corridas finais há mesmo muita coisa a acontecer ao mesmo tempo. Pelo meio, muitos items para apanharmos e usarmos contra os nossos adversários, tudo isto sempre com grande detalhe para tudo parecer que saiu de um jogo do Crash.

Podendo jogar até 4 jogadores na mesma consola, este é um jogo brutalmente divertido, mas o facto de ser mais difícil do que outros jogos de karts, obriga a que os nossos amigos tenham primeiro de aprender como jogar em vez de se limitarem a depender de items apanhados.

Tal como se esperava, é um jogo focado em jogarmos com amigos, mas a campanha foi uma agradável surpresa que nos leva por vários mundos com uma história simples o suficiente para estarmos completamente focados nas corridas e personagens.

Após várias horas de jogo o que senti é que este jogo não é dos jogos mais divertidos do ano porque a sua dificuldade por vezes é incoerente, mas de resto é brutal. Houve várias ocasiões em que tinha uma vantagem enorme para o segundo classificado e de repente ele estava à minha frente quando estava a chegar à reta da meta. Nem percebia como é que ele lá chegava. Paece que o jogo está programado para nos dar luta sempre na fase final, independentemente do que acontece durante a corrida, quer tenhamos muita vantagem ou não.

Ainda nos vários modos de corridas possíveis, temos um time attack, um modo em que temos de colecionar cristais ou letras, entre outras coisas. Diversão não vai faltar, mas por vezes vai ser frustrante. Claro que se estiverem a jogar contra amigos ou outras pessoas, esta frustração não vai existir. Sem quebras, bastante rápido e com alguma estratégia à mistura, este jogo é melhor do que eu esperava. Se gostam deste género de jogos, se procuram um desafio interessante e se têm uma Playstation 4, então é provavelmente a melhor opção que têm juntamente com o último Sonic Team Racing. A grande mascote da Sony continua em grande!


NOTA: 8




1 comentário: