segunda-feira, 1 de julho de 2019

Super Mario Maker 2 - Análise


Super Mario Maker 2 - Análise





Super Mario maker 2 fez tudo o que o anterior faz, só que faz ainda melhor, e junta-lhe umas novidades.

Agora com mais estilos de cenários, várias opções novas e um modo história, Super Mario Maker 2 consegue surpreender, trazer várias adições e sem perder a identidade dos jogos Mario, sem nunca ser demasiado complexo e sempre focado em ser divertido.

Começando pela história, achei-a interessante o suficiente para um jogo deste estilo. Sendo um jogo em que temos de construir tanto, é bom termos um modo história que nos encaminha pelos desafios e puxa pela nossa criatividade. Aqui teremos de construir bastante, mais propriamente um castelo e tudo o que for preciso para essa construções. Claro que precisaremos dos materiais, das moedas, etc... e assim temos um jogo de enredo simples, mas que encaixa totalmente.

O jogo não se foca totalmente na história, e vocês passarão muito tempo simplesmente a criar os níveis que vos apetecer, ao estilo de vários jogos Super Mario, desde os mais antigos até aos mais recentes. E é aqui que este jogo mostra todo o seu potencial com o brutal número de possibilidades. Claro que as possibilidades estão limitada ao estilo de cada jogo, se escolherem jogo mais antigos para os vossos estilos, muitas opções dos jogos mais recentes não estarão presentes, mas mesmo assim, o número de possibilidades é tão grande que vocês dificilmente irão aproveitar tudo o que o jogo tem para oferecer.

A isto junta-se um conjunto de tutoriais em forma de academia para vos mostrar o básico e deixar ideias soltas que poderão aproveitar no futuro. A academia serve também para perceber como se identificam erros no que fazemos, e como poderemos corrigir sem perder muito tempo.

Sendo um jogo para se jogar com amigos, Super Mario Maker 2 permite que duas pessoas ao mesmo tempo possam criar níveis, o que na realidade é um bocado confuso e por vezes apenas estamos a atrapalhar-nos. Para além disso, podem jogar com outro amigo em modo co-op e aí a diversão é maior, principalmente se for em consolas separadas desde que estejam na mesma sala porque para já não dá para jogar online em co-op.

No entanto, depois de muito jogar, para mim a melhor parte do jogo é andarmos pela net a jogar as criações de outros jogadores, o que nesta fase inicial se resumiu a outros jogadores que receberam o jogo mais cedo, mas as criações foram fantásticas. Apesar de tudo, é incrível como é que o jogo não me permite procurar pelos níveis criados pelos meus amigos, obrigando-me a escrever o ID de cada um deles individualmente, mas pronto.

Ao fim de muitas e muitas horas de jogo é impossível não continuar a ter a sensação de que apenas experimentei uma parte pequena de tudo o que este jogo pode oferecer. É fácil perceber que daqui a um ano este jogo terá online níveis de uma complexidade e criatividade impensável, graças às ideias dos jogadores e ao poder da criação de níveis que este jogo tem. Nenhum outro jogo alguma vez feito este sequer perto do que Super Mario Maker 2 possibilita. E ainda junta o design que sempre adorámos na série, efeitos sonoros e banda sonora que nos dá nostalgia, e a sensação de que fazemos parte deste mundo, de que somos criadores de jogos. Eu já trabalhei para empresas de jogos na criação de alguns dos melhores jogos dos últimos anos e posso garantir que esta sensação de criar algo tão bom é incrível.

Super Mario Maker 2 é um jogo quase perfeito no que oferece. É um forte candidato a jogo do ano e um dos melhores de sempre da Switch. É verdade que tem algumas falhas que já salientei, e que provavelmente serão corrigidas. Até lá, uma coisa é certa, se são fãs de Mario, têm de ter este jogo, e mesmo que não queiram perder tempo a construir, terão muitos e muitos níveis para experimentar, criados pelos jogadores de todo o mundo. Fantástico!


Sem comentários:

Enviar um comentário