terça-feira, 21 de novembro de 2017

STAR WARS BATTLEFRONT 2 - Análise

Editora: Electronic Arts

Consola:
  • PlayStation 4 Pro
  • Razer Raiju Controller
  • Razer Leviathan Sound System

PC:
  • Keyboard Razer Epic Chroma
  • Mouse Razer Naga Epic Chroma
  • Monitor AOC U3277PWQU

Mobile:
  • LAIQ Glow



Com o natal mais próximo ouvimos cada vez mais sobre Star Wars. Com o filme quase a chegar, temos agora nas mãos o novo Star Wars Battlefront 2, mas será a melhoria esperada pelos fãs?

Aqui está a análise em Vídeo!





Com toda a polémica das microtransações deixada para trás, pelo menos para já, avancei por este Star Wars com o fascínio normal de um fã e a desconfiança de que o jogo poderia falhar.

Começando pela parte gráfica, de imediato se percebe que este jogo é um colosso. Testei-o numa PS4 Pro e o jogo é fascinante. Aproveitando o design já criado pelos filmes, este jogo leva-nos, durante a campanha, por vários cenários conhecidos dos setes filmes lançados até agora. As texturas estão fantásticas, o jogo não apresenta quebras e todo o ecrã transpira Star Wars, quer nos personagens, quer nos cenários, tudo parece ter saído dos filmes. Para um fã como eu, é sempre bom controlar estas personagens, estas naves e ver estes cenários que tão bem conhecemos.

Ainda no aspeto gráfico, nenhum outro jogo esteve tão bem a retratar a imaginação da equipa de Lucas, e só não estamos a falar de um dos melhores jogos de sempre graficamente porque as expressões faciais estão um pouco abaixo do que Uncharted conseguiu este ano e pelo que Horizon Zero Down conseguiu fazer num mundo aberto.

Ainda na parte técnica, Star Wars está mesmo muito bom na parte sonora, quer na banda sonora, que adapta das bandas sonoras dos filmes, quer nos efeitos sonoros que respondem de forma frenética durante as mais intensas batalhas. O trabalho de vozes também está bom, e por isso é fácil dizer que em termos técnicos Battlefront 2 está muito acima da média.

Na jogabilidade o jogo comporta-se bem, com comandos intuitivos, uma inteligência artificial na média, mas que não deslumbra totalmente, e com os nossos aliados a comportarem-se bem durante quase todas as missões.

Passemos agora ao que interessa, os modos de jogo. Ao contrário do jogo anterior. Battlefront 2 tem uma campanha singles player que dura entre 6 a 8 horas, dependendo do quanto vão explorar e também da dificuldade do jogo. O enredo centra-se numa personagem militar do Império após a destruição da segunda Estrela da Morte e a morte do Imperador. Os personagens principais são interessantes e enquadram-se bem no universo de Lucas, e mesmo tendo em conta que muito do que iremos ver é algo previsível, a narrativa desenvolve-se bem durante quase toda a campanha. Pelo meio várias missões em que iremos controlar os nossos personagens favoritos, como Luke, Leia, Solo, etc...

Misturando missões FPS com outras em que iremos controlar naves, as minhas favoritas são as lutas espaciais e que nos niveis mais altos de dificuldade o desafio foi enorme. Com uns auscultadores 7.1 a sensação de que estamos naquelas naves é fantástica!

Para além deste modo, temos ainda o modo arcade, com vários desafios e muitas personagens da saga para controlarmos. Tudo isto sempre com a sensação que estamos neste universo Star Wars. Yoda, Vader, Maul, Luke, Rey, entre muitos outros, estão aqui. E acreditem que acertar no saltitão do Yoda não é nada fácil!

Depois temos o multiplayer onde o jogo claramente se foca. Em relação ao que acontece durante o jogo, tudo funciona bem. Os modos multiplayer estão bem pensados, as batalhas espaciais estão muito boas e não tive problemas em entrar numa sessão. O problema está no modo de progressão que é brutalmente lento. Avançamos com cartas que nos dão acesso a poderes ou a melhorias na nossa personagem ou em heróis. Por vezes recebemos cartas, por vezes temos de as adquirir com créditos que ganhamos consoante o que formos fazendo durante o jogo. A questão é que estamos perante um sistema demasiado lento. A quantidade de horas necessárias para adquirirmos alguns podes, parece-me exagerada. Para além disso, fica a sensação de que muitas das cartas que recebemos não é por mérito, mas totalmente aleatório.

Star Wars Battlefront 2 melhora em tudo quando comparado com o jogo anterior, mas podia ter sido muito mais do que é. É um bom jogo, principalmente nas partes técnicas, mas merecia uma melhor história na campanha, até porque a história acaba de forma algo inconclusiva e a esperar por updates, e merecia um sistema de progressão ao nível do resto do jogo, que consegue oferecer muita diversão e intensidade. Se são fãs de Star Wars, vão ter muitos momentos que vão adorar, mas fica sempre a sensação que poderia ter sido algo muito mais fantástico.  

 

Jogabilidade - 80
Gráficos - 88
Som - 87
Enredo - 79
NOTA FINAL - 75



Luís Pinto




Sem comentários:

Enviar um comentário