quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Control - Análise


CONTROL

Análise


Aqui está a minha opinião ao novo jogo Control, analisado numa PS4 Pro!



Control é daquele tipo de jogos que nos faz ter perguntas logo a partir do primeiro minuto. Durante o jogo iremos ter muitas respostas, mas não todas, até porque algumas criam novas perguntas.

Control é um jogo tenso, negro, com diálogos inteligentes, raramente com momentos mais leves.
A exploração em Control é essencial, principalmente porque o jogo não é linear e por vezes fará sentido passar pelos mesmos locais, encontrar outros caminhos, outros momentos de historia, aumentar a nossa investigação com novas pistas.

O mapa falha um pouco porque se existirem locais com vários andares, é difícil por vezes perceber bem onde estamos, o que também não ajuda para percebermos se já estivemos num certo local ou não.

No entanto, o design do jogo e a sinalização dos locais, ajuda bastante a não nos perdermos. A forma como o jogo cria uma historia que tenta misturar ficção com realidade é um dos trunfos e que vai melhorando aos poucos. Claro que muito não vai ser explicado, mas o jogo está muito bem construído nesse aspeto, com várias historias que se misturam, com sentido e coerência, levando o jogador a preocupar-se com as personagens.

O jogo passa-se num mistura de dois universos, onde teremos de atuar de forma diferente, um mais para descobrir e investigar, outro mais para sobreviver. E é aqui que entra o combate, uma das partes mais viciantes do jogo.
Existem poucos inimigos diferentes, o que quer dizer que a estratégia poderia ser repetitiva, mas a inteligência artificial dos inimigos está muito boa, criando uma necessidade de variedade de estratégia que aumenta ainda mais com grande variedade de cenários que iremos usar de forma constante. Entre poderes mentais para atirar objetos e armas que se transformam, este é um jogo de luta intensa e que raramente se repete. pelo meio, muitas explosões e efeitos visuais durante as batalhas.

A nossa arma pode ser melhorada com o que vamos encontrando no jogo enquanto os nossos poderes aumentam em certos momentos da historia. O jogo oferece um inventário pequeno, por isso terão de pensar bem no que querem carregar e no que querem evoluir nas armas, aumentando o planeamento e estratégia a longo prazo.

É preciso estarmos protegidos, encontrarmos locais de cobertura e ter combates à distancia, ou de outra forma morremos.
Em termos gráficos este é um bom jogo sem ser uma maravilha para os olhos. Os cenários são o trunfo da parte gráfica, com um design apelativo e diferente, com muita originalidade. As faces dos personagens estão bem criadas sem serem fantásticas e os movimentos faciais podiam estar melhores mas não falham. É um jogo claramente acima da média com tudo o que vai acontecendo durante os combate e só é pena as quebras de frame rate durante os combates mais intensos que acontecem nas consolas, mesmo as mais poderosas. Precisarão, provavelmente, de um pc de topo para não terem estas quebras

Ao fim de umas 18 horas a historia chega ao fim, mas existem muitas side quests para fazerem e muitas delas são importantes para a compreensão do mundo e de algumas personagens. Tempo ainda para mencionar o trabalho de vozes que está muito bom, tal como uma banda sonora que cria um bom ambiente.

Control é um jogo que demora um bocado a arrancar. No inicio a historia não parece fantástica, mas aos poucos o jogo revela-se, criando um suspense que irá perdurar até ao fim. É um jogo intenso, sempre num ambiente pesado, negro, onde sentimos que nos está a falhar alguma coisa, algo nos está a mentir, há algo que não encontrámos e que faz falta para percebermos algo. E tudo isto está bem feito, tornando-o viciante, mas também uma experiência que será diferente para cada jogador, porque sem as pistas todas, não perceberão todas as ligações.

O combate é intenso, a historia muito bem escrita e adorei o suspense e as pistas que vão aumentando. Apesar de algumas falhas que vamos encontrando, a verdade é que adorei este jogo. Cada momento foi intenso e divertido. É um jogo para jogar e voltar a jogar, encontrar novas pistas. É um jogo para falarmos com os nossos amigos que também o jogaram e que encontramos pistas diferentes. É, acima de tudo, o jogo a ser jogado por quem gostar deste género, e um dos melhores jogos da Remedy.



Sem comentários:

Enviar um comentário