sexta-feira, 9 de março de 2018

FRANTICS - Análise




Developer: NapNok Games

Consola:
  • PlayStation 4 Pro
  • Razer Raiju Controller
  • Razer Leviathan Sound System

PC:
  • Keyboard Razer Epic Chroma
  • Mouse Razer Naga Epic Chroma
  • Monitor AOC U3277PWQU

Mobile:
  • LAIQ Glow


Frantics é o novo jogo da gama PlayLink da Playstation. Para quem não sabe, os jogos PlayLink têm como objetivo reunir família ou amigos a jogarem numa Playstation com a ajuda de smartphones. O conceito tem sido muito bem recebido, com vários jogos de boa qualidade, e este Frantics promete ser dos melhores até agora.

Para perceberem o que este jogo tem para oferecer, vou resumir: instalamos a aplicação nos nossos smartphones, escolhemos o nosso personagem, juntamos mais 3 amigos e está tudo pronto. Frantics tem 15 mini-jogos que nunca duram mais do que 4 ou 5 minutos, e durante esse tempo, tudo é diversão pura, competição e muita intensidade. Esta é a base de um jogo que é muito mais divertido do que parece à primeira vista.



Olhando para as componentes técnicas, que nestes jogos são o menos importante, Frantics apresenta bons efeitos sonoros e um trabalho de vozes bem conseguido, e totalmente em português! Na parte gráfica é um jogo bastante interessante, com um design bem alcançado e variado, com cenários a adaptarem-se muito bem ao que se pede nos mini jogos e com os nosso avatars a funcionarem bastante bem, de forma intuitiva, e sempre com um toque de animação e alguma parvoíce. Graças a isso e a todas as cores à nossa volta, Frantics é bastante agradável em termos gráficos. Não é um portento, nem precisa ser, porque o ambiente ajuda a criar a diversão que é o objetivo deste jogo.



Agora passemos à jogabilidade, e é aqui que o jogo convence e se torna em algum obrigatório para aqueles que procuram este tipo de jogos. Em primeiro lugar, os comandos a partir do smartphone funcionam muito bem, sem falhas, sem atrasos, algo que me agradou bastante. Os jogos estão bem pensados e são bastante diversificados, algo que prolonga bastante a longevidade do jogo. Por outro lado é pena alguns jogos serem tão rápidos. Na maioria dos casos, faz sentido os mini-jogos serem curtos pois são mais intensos e assim mais imprevisiveis. Um erro poderá fazer a diferença sem capacidade de recuperar. Contudo, acho que alguns jogos deveriam ter uma maior duração.



O grande trunfo está na Raposa que controla os jogos. Enquanto jogamos, iremos receber prémios, poderes ou até missões. Estamos a jogar e a matreira raposa poderá dar-nos uma missões secreta para executarmos algo, que até pode ser contra um jogador expecífico. Com estas adições, cada jogo será diferente, porque para além do objetivo principal que é ganhar, existem estas missões que dão uma dinâmica muito interessante ao jogo. Uma excelente ideia!

Explicar-vos os jogos seria estragar a diversão da descoberta. Frantics é um jogo muito melhor do que eu esperava, e mais divertido. Tem alguns problemas e espero que no futuro tenha mais jogos adicionados, mas poucos jogos para a PS4 oferecem este tipo de diversão. Como ponto negativo aponto a necessidade de 4 jogadores em cada mini-jogo, mas em tudo o resto, este é um jogo que merece ser jogado por um grupo de pessoas.



Jogabilidade - 83
Gráficos - 78
Som - 77
 

NOTA FINAL - 78

Luís Pinto






Sem comentários:

Enviar um comentário