terça-feira, 6 de março de 2018

METAL GEAR SURVIVE - Análise



Editora: Konami

Consola:
  • PlayStation 4 Pro
  • Razer Raiju Controller
  • Razer Leviathan Sound System

PC:
  • Keyboard Razer Epic Chroma
  • Mouse Razer Naga Epic Chroma
  • Monitor AOC U3277PWQU

Mobile:
  • LAIQ Glow


Sem Hideo Kojima, Metal Gear Survive tenta manter a qualidade que a saga sempre ofereceu. O conceito é diferente e dá espaço a novas ideias e caminhos. Mas será que chega para convencer os fãs?

Em termos gráficos este é um jogo que se aproxima bastante do que Metal Gear Solid V apresentou. Bons cenários, bem construídos e preparados para nos oferecer alguma sensação de escala e também de solidão em alguns momentos. Com um design muito parecido e alguns cenários emprestados do jogo, rapidamente nos sentimos em casa, mas no resto o conceito é bastante diferente. Nas componentes técnicas o jogo é bastante competente, tal como se esperava, não só na parte gráfica já referida, mas também nos efeitos sonoros. É verdade que em termos de banda sonora não consegue ter o impacto do que aconteceu nos outros jogos da série, e aí muito se deve à falta que faz este jogo não ser realizado por Kojima. 



Na história o jogo falha em vários momentos, não conseguindo ser memorável. Mas com vários momentos de ligeira ligação à história da saga, a verdade é que a narrativa não consegue ter grande impacto. É uma história que se adapta bem ao que vamos fazer e ao género de jogo que se oferece, mas quando pensamos em Metal Gear, pede-se algo mais.

Na jogabilidade, quer no single player, quer no multi, o jogo é uma montanha russa de coisas boas e outras que não resultam tão bem. A verdade é que o jogo é realmente uma imagem do seu nome, survive. O que fazemos neste jogo é sobreviver, mas por vezes é excessivo, levando a alguma monotonia. Temos de estar constantemente a descansar, a caçar, a beber água, e tudo isso tem impacto no nosso personagem. Sprintar leva-nos a ficar cansado, e quanto mais cedo tivermos, mais cansado ficamos e mais rapidamente. O conceito é mito bom, levando-nos a pensar em questões básicas que a maioria dos jogos não explora mas que num jogo de sobrevivência faz sentido. O problema é que tudo parece um pouco exagerado para um videojogo. Ficamos cansados e com sede demasiado depressa e passamos demasiado tempo a resolver estas necessidades. A tudo isto junta-se a falta de recursos, o que uma vez mais está bem pensado, mas que volta a pecar pelo exagero que nos limita. Com tudo isto, o jogo perde muito da sua diversão sem ter necessariamente de ganhar em termos de tensão. 



No multiplayer as coisas funcionam bem, mas uma vez mais perde-se alguma diversão em tarefas interessantes mas que se tornam demasiado repetitivas. Claro que nem tudo é mau e algumas missões são muito boas e bastante tensas, com a sensação de sobrevivência lá em cima e um ambiente bem conseguido e que nos leva a apurar sentidos de estratégia e pré-planeamento. Pelo meio, devo demonstrar o descontentamento por a Konami exigir um pagamento de 10 dólares para termos direito a um novo save online com uma personagem nova. É, simplesmente, um caminho que não deve ser copiado. 

Metal Gear Survive é um jogo bem pensado se tivermos em conta que é um jogo de sobrevivência. No entanto, ao exagerar certos conceitos, retira o ritmo e a diversão que um jogo online costuma oferecer. É um jogo interessante e diferente, mas podia ter sido muito melhor!




Jogabilidade - 72
Gráficos - 80
Som - 76
Enredo - 68

NOTA FINAL - 73

Luís Pinto






Sem comentários:

Enviar um comentário