terça-feira, 20 de março de 2018

NI NO KUNI 2 - Análise




Developer: Bandai Namco

Consola:
  • PlayStation 4 Pro
  • Razer Raiju Controller
  • Razer Leviathan Sound System

PC:
  • Keyboard Razer Epic Chroma
  • Mouse Razer Naga Epic Chroma
  • Monitor AOC U3277PWQU

Mobile:
  • LAIQ Glow

O primeiro Ni No Kuni foi uma obra prima do seu género, sendo um dos melhores JRPGs desta década. Agora chega às lojas Ni No Kuni 2 e a expectativa é alta. Mas será que consegue corresponder?

Começando pela parte sonora, Ni No Kuni 2 apresenta uma banda sonora de sonho e efeitos sonoros de boa qualidade. O trabalho de vozes fica abaixo do que se espera para um jogo desta qualidade e tal afeta o jogo globalmente em termos sonoros. No entanto, a fantástica banda sonora, uma das melhores do ano até agora, ajuda a melhorar todo o jogo, principalmente nos momentos de batalha ou de maior carga emocional, algo muito necessário neste género.



Na parte gráfica é um jogo bem conseguido, com um design bastante anime mas bastante diversificado, com cenários distintos e cheios de detalhe e de identidade. É fácil identificar certas características que tornam alguns cenários únicos. A isso junta-se um bom conjunto de cut-scenes e sinceramente gostava que fossem muitas mais a preencher este jogo.

Ainda na parte gráfica, agradou-me bastante o ritmo desta sequela. O jogo está rápido, sem quebras e com uma atmosfera a um bom nível. As batalhas, bastante mais intensas em termos de ritmo, apresentam-se sem falhas, sem quebras e ajudam este novo sistema de combate a ser um dos melhores aspetos do jogo.

A jogabilidade, que também ganha bastante com este novo ritmo, apenas peca por, em alguns momentos do jogo, ser demasiado fácil. Foram vários os momentos em que acreditei estar perante um temível inimigo que me faria suar, mas depois a batalha foi muito mais fácil do que o jogo deu a entender no início ao criar toda uma atmosfera que nos fazia antever algo mais.



Uma das surpresas mais agradáveis deste jogo é o facto de agora termos de ajudar à construção do reino, oferecendo ao jogo muito mais estratégia e necessidade de gestão de recursos e tempo. Apreciei bastante a possibilidade de criarmos o nosso reino, escolhendo construções, estudando as necessidades do povo e do reino, levando a uma brutal sensação de satisfação quando tudo começa a encaixar e a correr bem.



Sendo um JRPG, o enredo é essencial, e aqui, durante as mais de 40 horas de jogo, teremos momentos altos e outros baixos. O nosso personagem principal tem o carisma e os valores morais que nos faz querer avançar, mas desde o início a história parece demasiado simples. Pelo meio começam a aparecer algumas surpresas que tornam a narrativa mais adulta, o que foi uma agradável surpresa porque durante algum tempo pareceu-me que estava perante um jogo mais juvenil. Lentamente, o enredo toca em algumas questões morais e filosóficas que me espantaram pela forma como foram abordadas e também porque o jogo não parecia ir nessa direção. Infelizmente, este enredo poderia ter sido ainda melhor se as personagens secundárias tivessem sido melhor exploradas. No fim, a sensação que permanece é que queremos saber muito mais sobre estes personagens que nos acompanharam. Os bons e memoráveis JRPGs costumam ter um bom conjunto de personagens que aos poucos vamos conhecendo, com os seus passados, traumas, crenças, objetivos, etc... aqui tal aprofundar falha um pouco, tornando a história menos abrangente do que seria de esperar.

Globalmente, Ni No Kuni 2 é um bom jogo, mas viverá na sombra do jogo anterior, algo que já se esperava pois seria muito difícil atingir a qualidade do primeiro. Em alguns aspetos até consegue superar o jogo anterior, mas a história do primeiro Ni No Kuni faz a diferença. No entanto, se gostam do género, Ni No Kuni 2 irá oferecer-vos mais de 40 horas de diversão e vale a pena ser jogado se JRPGs é o vosso género de eleição! 


Jogabilidade - 81
Gráficos - 80
Som - 86

Enredo - 78

NOTA FINAL - 83

Luís Pinto






Sem comentários:

Enviar um comentário